HOME > Vôlei > Curiosidades
Curiosidades

CURIOSIDADES

 

  • É praticado nos Estados Unidos o nine-man volleyball (algo como “vôlei para nove”), esporte derivado do vôlei em que são nove jogadores de cada lado. As principais diferenças são que os atletas não rodam em quadra (as posições são fixas), os sets vão a 21 pontos e apenas os três jogadores que estão no fundo da quadra podem sacar.
  • Em 1895, quando foi criado pelo professor norte-americano de educação física William G. Forman, o vôlei chamava minonette. A idéia era dar aos homens de mais idade uma opção menos cansativa que o basquete, esporte mais popular da época. A rede ficava a uma altura de 1,83 metros do chão (mais baixa do que qualquer jogador da seleção brasileira de hoje) e a primeira bola usada era, na verdade, a câmara de uma bola de basquete.
  • Não é de hoje que o vôlei tem regras controversas. No início, o sacador tinha uma segunda chance depois de errar o saque; a partir de 1912, entretanto, quem errasse o saque era substituído. O número de jogadores também mudou: no início, era ilimitado, e as equipes jogavam com oito ou nove de cada lado; só em 1918 foi determinadao a quantidade que é usada até hoje.
  • No início do século, cada set ia a 21 pontos; em 1917, passou a acabar nos 15, não precisando abrir dois pontos de vantagem sobre o adversário; a partir de 1922, foi implantada a regra que impedia o set de terminar sem que um time tivesse pelo menos dois pontos a mais que o outro; e há apenas dois anos os quatro primeiros sets vão a 25 e o último, a 15.
  • A hegemonia brasileira no Campeonato Sul-Americano de seleções masculinas é gritante: o Brasil venceu 20 das 21 edições do torneio. Na única vez que a Argentina foi campeã, em 1967, os brasileiros não participaram.
  • Quando a regra ainda era outra e nem toda bola era ponto, a decisão masculina de Montreal-1976 foi a mais longa final das Olimpíadas: a Polônia precisou de quatro horas e 36 minutos para derrotar a URSS e ficar com o ouro. Dificilmente este recorde cai.
  • Antes do sucesso do vôlei, no Brasil, nos anos 80, a seleção brasileira se resumia a um único grande jogador. Seu nome é Antônio Carlos Moreno e ele defendeu durante 21 anos a seleção. Participou de quatro mundiais e de quatro Olimpíadas.
  • Fernanda Venturini nasceu com a perna esquerda um centímetro mais curta que a direita. Por isso, ela é obrigada a usar uma palmilha especial.
  • No dia 26 de julho de 1983, debaixo de chuva, o estádio do Maracanã recebeu o maior público da história do vôlei. Foram 95.810 pagantes para o jogo desafio entre Brasil e União Soviética. O Brasil venceu por 3 a 1 e durante a partida, brasileiros e soviéticos, de toalhas em punho, tentavam secar a quadra. Como era impossível ficar de pé naquele chão liso, os atletas passaram a jogar só de meias ou descalços.
  • É válido nos campeonatos masters americanos o toque da bola no teto do ginásio, isto é, após uma defesa ou uma recepção desastrada de saque a jogada terá continuidade desde que a bola bata no teto ou na armação superior do ginásio na projeção superior da quadra. O árbitro poderá interromper a jogada se sentir que houve a intenção de modificar propositadamente a trajetória da bola pelo toque no teto. Coisas de americano…
  • O Gaúcho Gustavo Endres é considerado o melhor bloqueador do mundo, segundo a Federação Internacional de Vôlei Mundial do Japão 1998.

Copyright © 2012-2015 NBCom Comunicação. Todos os direitos reservados.

Realização