HOME > Tiro > Curiosidades
Curiosidades

Curiosidades do Tiro Olímpico

 

Quase sempre lá

O tiro ao alvo esteve presente desde a primeira Olimpíada, realizada em Atenas-1896, ficando de fora em apenas duas ocasiões: Saint-Louis-1904 e em Amsterdã-1928.

 

Camaradagem

Nas Olimpíadas da Antuérpia-1920, a equipe dos EUA doou parte da sua munição para a equipe brasileira, que havia sido roubada na viagem para a Bélgica. Graças a esse presente o Brasil conseguiu suas primeiras medalhas olímpicas: prata na pistola livre com Afrânio da Costa, ouro no tiro rápido com Guilherme Paraense e bronze na pistola por equipe.

 

Pobres bichos

Atualmente classificado como politicamente incorreta, a prova do tiro ao pombo foi realizada nos Jogos de Paris-1900 em meio a protestos de jovens e jornalistas. Dos 55 competidores inscritos, só quatro participaram. O belga Léon de Lunder venceu.

 

Pobres bichos 2

Entre as Olimpíadas de Londres-1908 e Paris-1924, havia uma modalidade na qual os competidores tinham que atirar em alvos que simulavam o movimento de um veado. Havia três provas: um cartucho individual, um cartucho por equipe e dois cartuchos individual.

 

Divisão

Hoje em dia, o tiro olímpico é dividido em quatro modalidades: pistola, alvo móvel, carabina e tiro ao prato. Os homens continuam sendo privilegiados, já que são dez provas no masculino e sete no feminino.

 

O mais velho

O sueco Alfred Swah tinha 72 anos quando disputou a prova do tiro ao alvo nas Olimpíadas da Antuérpia-1920. Até hoje, é o mais velho atleta a participar dos Jogos Olímpicos.

Copyright © 2012-2015 NBCom Comunicação. Todos os direitos reservados.

Realização