HOME > Tênis de Mesa > Regras
Regras

Tênis de Mesa

 

A partida de tênis de mesa é constituída de sets de 21 pontos e cinco sets. No caso de empate em 20 pontos o vencedor será aquele que fizer 2 pontos consecutivos primeiro.

No saque, a bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor. O saque deve ser dado atrás da linha de fundo.

 

Cada jogador tem direito a cinco saques seguidos, mudando sempre quando a soma dos pontos seja cinco ou seus múltiplos. Com o placar em 20 a 20, a seqüência de sacar e receber deve ser a mesma, mas cada jogador deve produzir somente um saque até o final do jogo.

Nos jogos de duplas prevalecem as mesmas regras. Mas o saque deve ser feito do lado direito do sacador para o lado direito do receptor. É obrigatório que os toques na bola sejam alternados entre os jogadores.

A mesa mede 2,74 m de largura e 76 cm de altura. Possui uma linha branca de 20 mm de largura em toda a sua volta. Para os jogos de duplas, ela é dividida em duas partes iguais por uma linha branca de 3 mm de largura na vertical.

A raquete pode ser de qualquer tamanho, forma ou peso, e feita de madeira natural. O lado usado para bater na bola deve ser recoberto por borracha, que deve ter uma espessura máxima de 2 mm, ou por uma borracha dupla tendo uma espessura máxima de 4 mm.

Copyright © 2012-2015 NBCom Comunicação. Todos os direitos reservados.

Realização