HOME > Taekwondo > História no Brasil
História no Brasil

Taekwondo no Brasil

 

O taekwondo tornou-se conhecido no Brasil em 1970, quando o mestre Sang Min Cho se encarregou de ensinar o esporte aos brasileiros no bairro da Liberdade, em São Paulo. No entanto, existem registros de que o professor Jung Do Lim dava aulas da modalidade em Cruz das Almas, no interior da Bahia, um ano antes de Cho.

O Conselho Nacional de Desportos (CND) reconheceu o esporte em 1973. Em janeiro do mesmo ano, o primeiro campeonato brasileiro foi disputado na cidade do Rio de Janeiro.

No ano seguinte, o taekwondo foi incorporado pela Confederação Brasileira de Boxe (CBB) como um departamento autônomo dirigido pelo mestre Woo Jae Lee. Já a filiação internacional aconteceu em 1975.

Assim como a modalidade, o Brasil fez sua estréia em Olimpíadas em Sydney-2000. A única representante brasileira foi Carmem Carolina Silva, da categoria até 57 kg. A paranaense, no entanto, teve o sonho da medalha olímpica desfeito pela italiana Cristiana Corsi, que a venceu por 5 a 2 logo na primeira rodada do torneio olímpico.

 

Os brasileiros Diogo Silva e Natalia Falavigna obtiveram um resultado surpreendente para o taekwondo brasileiro em Atenas-2004 – ambos perderam as finais pela medalha de bronze e ficaram com o quarto lugar. A modalidade conta com pouco apoio no país.

 

Fonte: Uol, Globo.com e cob.org.br

Copyright © 2012-2015 NBCom Comunicação. Todos os direitos reservados.

Realização