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Os benefícios da dieta ortomolecular para atletas

Divulgação / CBPM

* Dra. Sylvana Braga

Para os atletas, cuidar da alimentação é fundamental e influencia no rendimento.  Por isso, a dieta ortomolecular é de extrema importância para o esporte, principalmente nas modalidades em que há um gasto energético grande. Esse tipo de alimentação proporciona o equilíbrio do percentual de massa magra, gorda e no índice de massa corporal de acordo com a idade, sexo, atividade laboral e esportiva, auxiliando na manutenção da saúde.

Nestas atividades há uma demanda da glândula suprarrenal com produção e liberação maciça de adrenalina e noradrenalina na circulação sanguínea, causando estresse oxidativo às células, cansaço, fraqueza muscular e perda da capacidade de realização dos movimentos isotônicos.

A alimentação antes dos exercícios, com carboidratos, e após, com proteínas, mantém os músculos e gera energia para realizar o treinamento. Há necessidade de equilibrar a tireoide, o pâncreas, a suprarrenal e o fígado para que acelerem o metabolismo, corrijam o estresse e mantenham as funções de desintoxicação do fígado.

Na dieta ortomolecular, melhoramos o metabolismo basal, auxiliamos o bom funcionamento do pâncreas, da tireoide e do fígado e repomos os minerais e vitaminas que são consumidos durante o treino. Existe um ganho de massa com eliminação das toxinas que são acumuladas no sangue durante os exercícios.

Todos aqueles que praticam esportes devem se submeter a uma análise detalhada do perfil vitamínico, da dosagem dos hormônios, metabolismo das gorduras e dos açúcares. Minerais como selênio, zinco, sódio, potássio são essenciais na boa manutenção dos músculos, ossos e articulações.

Para realizar uma boa atividade física é necessário um acompanhamento nutricional e ortomolecular prévio e uma dieta balanceada direcionada para cada tipo de atividade. Além disso, a reposição de vitaminas, como a D e E, podem ser úteis para a energia necessária ao exercício.

 

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* Dra. Sylvana Braga é nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular, também autora do livro “Dieta Ortomolecular – o segredo de rejuvenescer em total harmonia”, que traz mais de 100 receitas para se manter saudável de forma natural.

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