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Alimentos ricos em fibras ajudam a controlar vontade de comer

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Por Dra. Maria Del Rosario *

É difícil resistir aos chocolates, pãezinhos e bolachas durante o dia e manter uma alimentação balanceada e saudável, assim como conseguir controlar a vontade e o impulso de comer durante a dieta. Salgadinhos, balas, bolachas e chocolates são verdadeiros vilões, que muitas vezes satisfazem o desejo na hora, mas não ajudam a manter a saciedade.

As pessoas que procuram perder peso podem cometer alguns erros, como fazer jejum ou pular refeições essenciais, pois acreditam ser a forma mais rápida para emagrecer. Porém, isso faz com que alimentos como frutas, verduras e grãos, responsáveis por controlar a vontade de comer, sejam excluídos da dieta.

Quando não comemos corretamente no café da manhã, o cérebro percebe que o corpo não está alimentado e pode compensar essa falta de nutrientes com uma compulsão à tarde ou à noite, o que não é indicado para os pacientes e principalmente para as pessoas que estão seguindo alguma dieta.

O ideal é manter uma alimentação balanceada com opções ricas em fibras que necessitam de um tempo maior de mastigação e satisfazem por mais tempo, como os grãos, farelos de cereais integrais e maçã com casca.  As nozes, amêndoas e linhaça são alternativas, que também favorecem a liberação do hormônio colecistoquinina CCK, que ativa os complexos mecanismos de saciedade.

Outros fatores podem influenciar o organismo e a vontade de comer, como por exemplo, o humor e o estresse da rotina. Para ajudar no controle da ansiedade, alguns alimentos não podem ficar de fora. Castanhas, sementes, ovos e laticínios, são alguns exemplos ricos em proteínas e que apresentam na sua composição um aminoácido essencial, o triptofano, utilizado na síntese de um neurotransmissor, a serotonina, considerada um dos mais poderosos reguladores do humor e do apetite, e que proporciona também a saciedade alimentar. Para as pessoas que não abrem mão de um doce, o chocolate amargo com 70% de cacau pode ser uma opção, já que também é fonte de triptofano.

As pessoas que querem perder peso e seguir uma dieta saudável devem ter atenção principalmente às escolhas para os lanches entre as refeições, e optar por alimentos que ajudem também no controle do apetite. Nozes, castanhas e damascos secos em pequenas porções são ótimas escolhas. E para aqueles que preferem um doce, podem fazer um milk shake com leite desnatado e frutas vermelhas ou um iogurte natural desnatado com aveia e Blueberry.

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* Dra. Maria Del Rosario é médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN – www.abran.org.br)

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