HOME > Natação > Regras
Regras

São 17 tipos de provas em quatro estilos para homens e mulheres. O livre abrange 50m, 100m, 200m, 400m, 800m (exclusivamente feminino), 1.500m (exclusivamente masculino) e os revezamentos 4x100m e 4x200m. As distâncias para borboleta, peito e costas são 100m e 200m. Já o medley envolve todas as formas de nadar em 200m, 400m e 4x100m

 

 

  • Costas

Antes do sinal de partida, os competidores devem alinhar-se na água, de frente para a cabeceira de saída com ambas as mãos colocadas no suporte de agarre. Manter-se na calha ou dobrar os dedos sobre a borda da calha é proibido. Alguma parte do nadador tem que quebrar a superfície da água durante o percurso. É permitido ao nadador estar completamente submerso durante a volta, na chegada e por uma distância não maior que quinze metros após a saída e em cada volta. Neste ponto, a cabeça tem que quebrar a superfície. Durante a volta, os ombros podem girar além da vertical para o peito, após o que, uma contínua braçada ou uma contínua e simultânea dupla braçada podem ser usadas para iniciar a volta. O nadador tem que retornar à posição de costas após deixar a parede. Quando executar a volta, tem que haver o toque na parede com alguma parte do corpo do nadador. Quando ao final da prova, o nadador tem que tocar a parede na posição de costas.

 

  • Nado de Peito

A partir da primeira braçada após a saída e após cada virada, o corpo do nadador deve ser mantido sobre o peito. Não é permitido ficar na posição de costas em nenhum momento. Durante a prova, o ciclo do nado deve ser uma braçada e uma pernada nessa ordem. Durante cada ciclo completo, alguma parte da cabeça do nadador deve quebrar a superfície da água. Após a saída e em cada volta o nadador pode dar uma braçada completa até as pernas. A cabeça tem que quebrar a superfície da água antes que as mãos virem para dentro na parte mais ampla da segunda braçada. Uma única pernada de golfinho seguida de uma pernada de peito é permitida enquanto totalmente submerso. Seguido disso, todos os movimentos das pernas devem ser simultâneos e no mesmo plano horizontal sem movimentos alternados. Os pés devem estar virados para fora durante a parte propulsiva da pernada. Não são permitidos movimentos em forma de tesoura, pernada vertical alternada ou de golfinho, exceto o descrito na SW7.4. É permitido quebrar a superfície da água com os pés, exceto seguido de uma pernada de golfinho.

 

  • Nado de Borboleta

Após a primeira braçada de cada volta na piscina, o nadador tem de manter os ombros alinhados à superfície da água. As batidas de pé são permitidas mesmo dentro da água, mas os dois pés e pernas devem estar alinhados e fazendo movimentos simultâneos (para cima e para baixo). O mesmo vale para os braços. Não é permitida a rotação do corpo. Na linha final, os competidores precisam tocar a borda simultaneamente com os dois braços.

 

  • Livre

Os nadadores podem nadar em qualquer estilo, exceto nas provas do estilo medley. Também não é permitido o nado por baixo d’água: o competidor tem de manter sempre uma parte de seu corpo fora da água.

Copyright © 2012-2015 NBCom Comunicação. Todos os direitos reservados.

Realização