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Saiba como evitar as lesões mais comuns em academias

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No verão, aumenta o número de alunos nas academias para manter a forma e perder peso. Nesse período, são constantes as lesões em joelhos, ombros e coluna, devido à sobrecarga dos exercícios. Parte deles executados sem a devida orientação. Porém, é importante lembrar os cuidados específicos com os ossos, articulações e ligamentos, para que essas atividades não tragam problemas à saúde.

De acordo com o Dr. Rene Abdalla, ortopedista e responsável pelo Instituto do Joelho do HCor (Hospital do Coração), em São Paulo, é comum nessa época do ano as pessoas se queixarem de dores no corpo.

“A ânsia de ter um corpo saudável a qualquer custo, e em um período de tempo reduzido, prejudica e muito a saúde. No HCor são atendidos aproximadamente 20 pacientes por semana com queixa de lesões causadas por exercícios mal praticados”, explica Dr. Abdalla.

Segundo o ortopedista, além dos exercícios praticados na academia, o aluno tem que se atentar a outros itens, presentes no dia a dia, que ajudam com o aumento de lesões. “É importante o esportista se preocupar com a postura durante o dia. No caso das mulheres também com o constante uso do salto alto”, esclarece.

Tipos de traumas mais comuns

Confira as lesões mais comuns, que acometem os esportistas de academia, nos joelhos, colunas e ombros:

Tendinite patelar;

Tendinite de aquiles;

Inflamações articulares;

Estiramentos musculares;

Lombalgia e dores nas costas;

Para prevenir lesões

Antes de iniciar qualquer atividade física é fundamental a procura de um médico ou um profissional com vivência em traumas do esporte, para receber orientação ideal para cada tipo físico, e não exagerar nos exercícios. É importante também iniciar os exercícios de forma gradativa.

“O corpo não está acostumado com exercícios bruscos, pois é uma grande mudança, sem um período adequado para readaptação. Por isso o esportista tem de ficar atento com a série de exercícios praticados na academia e procurar uma que melhor se ajuste as suas necessidades, de forma que não agrida o sistema músculo esquelético”, enfatiza o Dr. Abdalla.

Ainda segundo o ortopedista, ao primeiro sinal de dor, a indicação é parar os exercícios. Se a dor persistir mesmo em repouso, o médico deverá ser procurado e apenas um especialista fará a avaliação adequada e indicar ao paciente um tratamento específico de acordo com a situação.

Dr. Abdalla, que realiza mais de 550 cirurgias de joelho por ano, sugere algumas dicas para quem quer começar a prática da atividade física:

- Procurar um especialista e pedir orientação para a prática do exercício físico;

- Antes dos exercícios alongar os músculos do corpo para evitar lesões musculares;

- Em esportes envolvendo corridas, escolha um par de tênis adequado, pois devem proteger primordialmente os membros inferiores dos impactos e repetições de movimentos;

- Dê preferência a roupas com tecidos que permitam uma transpiração mais livre (dry-fit).

Fonte: HCor

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