HOME > Judô > História no Mundo
História no Mundo

O judô surgiu no Japão, em 1882, quando o professor de educação física, Jigoro Kano, aos 22 anos de idade, toma o jiu-jitsu como base para criar uma modalidade competitiva capaz, também, de educar os jovens.

A entrada de Kano no COI, em 1909, foi o empurrão que faltava para o judô ­ já usado em treinamento de policiais franceses ­ disseminar-se mundo afora. Em 1952, é fundada a confederação internacional. Quatro anos depois se realiza o primeiro campeonato mundial e, enfim, o esporte torna-se olímpico em Tóquio-64, para homens, e em Barcelona-92, para mulheres. Hoje é praticado por pelo menos 180 nações.

O Judô tem como filosofia integrar corpo e mente. Sua técnica utiliza os músculos e a velocidade de raciocínio para dominar o oponente.

 

Palavras ditas por Mestre Kano para definir a luta: “arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual”. A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual.

 

Nas academias, procura-se passar algo mais além da luta, do contato físico. Para tornar-se um bom lutador, antes de tudo, é preciso ser um grande ser humano.

Copyright © 2012-2015 NBCom Comunicação. Todos os direitos reservados.

Realização