HOME > Esportes > Natação > Ricardo Prado
Ricardo Prado

Ricardo Prado foi um nadador brasileiro e do Flamengo, considerado o maior nadador brasileiro da década de 80.

Nascido na cidade de Andradina no estado de São Paulo em 3 de Janeiro de 1965, começou a nadar aos cinco anos de idade, por influência dos irmãos mais velhos e se aposentou precocemente aos 22 anos.

Foi campeão brasileiro pela primeira vez aos sete anos de idade, nos 50 metros nado borboleta.

Além de enfrentar as deficiências de estrutura da política esportiva do país, Pradinho teve que superar outros obstáculos a fim de ocupar uma posição de destaque. Para chegar à grande conquista, teve que batalhar durante cerca de 13 anos, praticamente com os recursos de sua família e do Flamengo, pois não recebeu auxílio do MEC (Ministério da Educação e Cultura) ou de outras entidades governamentais.

Participou dos Jogos Olímpicos de Moscou em 1980, quando tinha quinze anos.

Em 1982, aos dezessete anos, sagrou-se campeão mundial no 4º Campeonato Mundial de Natação, e na mesma competição garantiu também o recorde mundial na prova dos 400 metros nado medley (4min 19seg 78″) em Guaiaquil, no Equador. Com tal feito se tornou assim o quarto brasileiro a ter quebrado um recorde mundial de natação.

No Pan de Caracas conseguiu excelente resultado, ganhou duas medalhas de ouro e duas de prata.

Em 1984 foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Também neste ano seu recorde mundial foi quebrado no mes de maio, quando o alemão Jens Peter Berndt superou em 17 centésimos de segundo a marca do brasileiro.

Era considerado um fenômeno, pois com sua baixa estatura de 1,69m batia recordes, ganhando medalhas em cima de medalhas para o Brasil e para o Flamengo, participando sempre dos Pan-americanos.

Copyright © 2012-2015 NBCom Comunicação. Todos os direitos reservados.

Realização