HOME > Hipismo > Regras
Regras

Hipismo

- Única prova que permite a competição entre homens e mulheres.

 

  • Salto

Nesta prova é avaliada a qualidade da equitação do cavaleiro assim como a obediência do cavalo e o

Um competidor é punido se cometer faltas como derrubar ou desviar um obstáculo, refugar (recuar antes de dar um salto), ultrapassar o tempo limite, errar o percurso ou cair do cavalo.

O vencedor da competição é o atleta que cometer o menor número de infrações, terminar o percurso no tempo menor ou alcançar o maior número de pontos, conforme o tipo de competição. O empate de dois ou mais conjuntos exige o cumprimento de um novo percurso.

 

  • Adestramento

É composta por três etapas. Nas duas primeiras, são realizados movimentos obrigatórios, e na última executa-se uma coreografia livre.

O principal quesito é o controle do cavaleiro sobre o cavalo. Aspectos como a postura da cabeça e a posição das orelhas do animal são levados em conta. É proibido falar com o cavalo ou fazer qualquer barulho.

 

  • CCE

É o curso completo de equitação, realizado em três dias. Ele combina salto, adestramento e cross-country.

No primeiro, prova de adestramento. O conjunto se apresenta aos juízes num picadeiro, sem obstáculos, fazendo uma seqüência de movimentos obrigatórios. A pontuação obtida é transformada em pontos negativos para que se possa somar ao resto da competição.
No segundo dia, prova de fundo, que é etapa mais importante. Ela é subdividida em percursos e caminhos; steeplechase (corrida de obstáculos) e cross-country (obstáculos naturais)

A prova de saltos, no último dia, mede se o cavalo tem resistência para ultrapassar os obstáculos depois de três dias de competição. O campeão do CCE será o cavaleiro que somar o menor número de pontos negativos nas três etapas.

Copyright © 2012-2015 NBCom Comunicação. Todos os direitos reservados.

Realização