HOME > Hipismo > História no Mundo
História no Mundo

A exemplo da história de muitos esportes, a do hipismo também se confunde com a própria História da civilização.

Conhecido pela elegância, o hipismo surgiu do costume de nobres europeus, especialmente ingleses, de praticarem a caça à raposa, quando os cavalos precisavam saltar troncos, riachos, pequenos barrancos e outros obstáculos que os caçadores encontravam pelas florestas. O desenvolvimento da atividade ocorreu no século XX, com a criação das primeiras pistas com obstáculos criados exclusivamente para a prática de saltos.

O esporte tem como linha básica, para um bom resultado, a integração entre o conjunto cavaleiro/cavalo.

Com o passar do tempo, o comportamento do cavaleiro foi mudando, buscando facilitar o trabalho do animal. Inicialmente, o montador ficava com o corpo na vertical, forçando o seu equilíbrio nas rédeas e no estribo.

No final do século XIX, o italiano Frederico Caprilli decidiu deixar a cabeça e o pescoço da montaria livres, sem alterar o equilíbrio do cavalo no instante do salto. Atualmente, os cavaleiros mantêm o corpo inclinado para a frente, acompanhando a direção do animal na transposição do obstáculo.

O hipismo fez parte do programa da primeira Olimpíada da Era Moderna, em 1896, em Atenas, como esporte de demonstração. Entretanto, somente foi incorporado definitivamente aos Jogos Olímpicos em 1912, em Estocolmo.

A esta altura, o hipismo já era largamente praticado em suas três categorias.
Sem divisão por sexo, os competidores são separados conforme a idade: mini-mirim (oito a 12 anos), mirim (12 a 14), juniores (14 a 18) e seniores (acima de 18).

Além do salto, os esportes eqüestres têm outras modalidades. Nos Jogos Olímpicos são disputados, também, o adestramento, em que o cavalo executa movimentos cadenciados, em perfeita harmonia com o cavaleiro; concurso completo de equitação, disputado em três dias com provas de adestramento, corrida no campo com obstáculos naturais e artificiais, de resistência ao trote e salto; enduro entre outros.

Copyright © 2012-2015 NBCom Comunicação. Todos os direitos reservados.

Realização