HOME > Esportes > Atletismo > Time de escola do Rio de Janeiro surpreende e é campeã do Brasileiro de Atletismo Sub-20
Time de escola do Rio de Janeiro surpreende e é campeã do Brasileiro de Atletismo Sub-20

Time de escola do Rio de Janeiro surpreende e é campeã do Brasileiro de Atletismo Sub-20 (CBAt)

São Bernardo do Campo (SP) - O Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-20 apresentou uma grata surpresa neste domingo (09/04). O clube da Escola Municipal Francisco Caldeira de Alvarenga (EMFCA), do Rio de Janeiro, superou os favoritos e conquistou o título do torneio que foi disputado na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo (SP).

A equipe somou 225 pontos na classificação geral durante os três dias do evento, superando a favorita Orcampi Unimed, de Campinas (SP), que ficou na segunda colocação, com 209. O Centro Olímpico (SP), campeão de 2016, terminou em terceiro lugar, com 166 pontos, seguido de ASA Sorriso (MT), com 114,33, e de IEMA e Pinheiros (ambos de São Paulo), com 93 pontos.

A EMFCA foi campeã também da categoria feminina, com 186 pontos, enquanto o Centro Olímpico ganhou na categoria masculina, com 120 pontos.

No quadro geral de medalhas, São Paulo conquistou 62 pódios, sendo 21 de ouro, 20 de prata e 21 de bronze. Rio de Janeiro ficou na segunda colocação, com 14 medalhas (sete, cinco e duas), seguido do Rio Grande do Sul, com 7 (quatro, três e zero).

Num clima de festa, as provas deste domingo à tarde serviram para confirmar a força de vários atletas. Vitoria Sena Alves (Orcampi Unimed-SP), por exemplo, que havia vencido o salto em distância, com 6,06 (1.4), conquistou também a medalha de ouro nos 100 m com barreiras, com 13.72 (2.00), novo recorde do Campeonato.

Nos 1.500 m, Pietra Ornelas da Silva (Sogipa-RS), que ganhou o ouro no sábado pela manhã nos 800 m, venceu a prova neste domingo, com 4:37.38. “Estou me despedindo do juvenil este ano e é sempre bom sair com vitórias”, lembrou a gaúcha.

Os melhores da competição

O paulista Daniel Ferreira do Nascimento (Orcampi Unimed-SP), campeão dos 5.000 e dos 10.000 m, novo recordista das duas provas da competição, e a mato-grossense Mirieli Estaili da Silva Santos (ASA Sorriso-MT), medalha de ouro no salto triplo, foram eleitos como os melhores atletas do Campeonato pela Comissão de Treinadores apontada no Congresso Técnico do evento, realizado na última quinta-feira (6), em São Bernardo.

Daniel Nascimento, com o tempo de 30.07.74, obtido na sexta-feira, ocupa o quarto lugar no Ranking Mundial da categoria sub-20 nos 10.000 m. Já Mirieli, com a marca de 13,02 m (0.2),está em sétimo lugar no Ranking da IAAF.

Todos os campeões do evento, assim como os atletas que estejam com a melhor colocação entre os três primeiros colocados no Ranking Sul-Americano, serão convocados nos próximos dias para integrar a Seleção Brasileira que participará do Sul-Americano Sub-20, marcado para os dias 3 e 4 de junho, na cidade de Georgetown, na Guiana.

Fonte: CBAt

Deixe o seu comentário!

TagsAtletismo, Brasil, medalha,

Copyright © 2012-2016 NBCom Comunicação. Todos os direitos reservados.

Realização