HOME > Esportes > Lutas > Luta Olímpica é incluída na programação escolar
Luta Olímpica é incluída na programação escolar

Não é à toa que a luta olímpica carrega em seu nome uma referência ao maior evento esportivo do mundo. A modalidade, sobretudo no estilo livre, é uma das mais antigas no programa dos Jogos — só perde para o atletismo — e, desde 708 a.C., escreve sua história na competição ao longo dos séculos. No entanto, a arte marcial está longe de ter no Brasil a popularidade que desfruta, por exemplo, na Rússia. Com isso, a falta de renovação se tornou uma ameaça inevitável.

Entretanto, há uma esperança. Neste ano, pela primeira vez, a modalidade foi incluída na programação das Olimpíadas Escolares para a faixa etária de 12 a 14 anos. A competição ocorre entre 6 e 15 de setembro, em Poços de Caldas (MG), e a expectativa é que novos adeptos possam se unir aos cerca de 3 mil praticantes da luta olímpica (ou wrestling, como é chamada em inglês) em todo o país.

Os estados ficarão responsáveis por formarem suas equipes para as disputas regionais, que classificarão os atletas para a etapa nacional. No Distrito Federal, as inscrições para os 52º Jogos Escolares estão abertas até a próxima segunda-feira.

“A inclusão em um programa de abrangência nacional dessa importância é um grande passo para o futuro da luta”, acredita Roberto Leitão, superintendente da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA). Em Brasília, o pontapé inicial para a popularização do esporte foi dado ontem, no Centro de Ensino Fundamental 02, do Paranoá, com uma aula inaugural para cerca de 1.200 alunos. “O objetivo é trabalhar a luta olímpica nas escolas em busca de renovação”, explica o diretor da modalidade da Federação de Luta Livre, Luta Olímpica e Submission do Distrito Federal (Fellos-DF), Rodrigo Virmond. A intenção é que a atividade faça parte das opções oferecidas na educação integral em diversas escolas do DF.

Fonte: CBLA

Deixe o seu comentário!

TagsCBLA, Federação de Luta Livre, Luta Olímpica, Olimpíadas Escolares,

Copyright © 2012-2015 NBCom Comunicação. Todos os direitos reservados.

Realização