HOME > Esportes > Vela > Kiteboarder do Piauí surpreende e garante vaga nos Jogos Olímpicos da Juventude 2018
Kiteboarder do Piauí surpreende e garante vaga nos Jogos Olímpicos da Juventude 2018

Kiteboarder do Piauí surpreende e garante vaga nos Jogos Olímpicos da Juventude 2018 (Divulgação)

O kiteboarder Manoel “Piçarrinha” Santos mandou bem e garantiu uma vaga para o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude 2018, que serão disputados em Buenos Aires, na Argentina. A classificação veio no sábado (20/01), quando o jovem velejador brasileiro ficou em segundo lugar no Youth Olympic Games Qualifier das Américas do Sul e Central, disputado em Cabarete, na República Dominicana. Com 12,5 pontos perdidos, o brasileiro de 17 anos só ficou atrás do argentino Geronimo Lutteral (7,5), o que lhe valeu a vaga para decolar em busca de uma medalha olímpica.

“Dei meu melhor e consegui chegar a esse segundo lugar. Gostaria de agradecer a todo mundo que ficou na torcida”, afirmou Piçarrinha.

O kiteboarder de Barra Grande, no Piauí, já tinha conquistado o direito de representar o Brasil nos Jogos da Juventude ao ganhar a medalha de prata no Mundial Jovem de Kite, em novembro. Faltava assegurar a classificação do país. Em Cabarete, Piçarrinha esteve sempre entre os três primeiros colocados. Como a Argentina já tinha vaga por ser o país-sede olímpico, o segundo lugar foi suficiente para o brasileiro.

O piauiense teve um final avassalador na competição. Venceu as últimas três regatas, para não deixar dúvidas sobre a classificação. A classe TwinTip Racing (TT:R) tem a disputa de regatas no formato slalom, com os competidores fazendo técnicas do kiteboarding enquanto passam por obstáculos no percurso.

“O começo da competição não foi tão bom, porque o vento estava muito fraco, mas no final a condição melhorou e pude competir com meu equipamento mais apropriado”, disse.

Os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 terão a cerimônia de abertura no dia 6 de outubro. O kiteboarding é uma das novidades do programa esportivo. Na vela, haverá disputa nas classes Nacra 15 (mista), Techno 293+ (feminina e masculina) e Kiteboarding TT:R (feminina e masculina).

Fonte: CBVela

Deixe o seu comentário!

TagsBrasil, medalha, Tóquio 2020, Vela,

Copyright © 2012-2018 NBCom Comunicação. Todos os direitos reservados.

Realização