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Conheça os suplementos indicados para cada atividade física

Algumas atividades físicas como, tênis, natação e corrida necessitam de alguns acompanhamentos como, por exemplo, a ingestão de suplementos nutricionais, com o intuito de auxiliar na reposição de vitaminas e sais minerais.

Para quem não conhece, os suplementos nutricionais são substâncias que completam a ingestão de alimentos que não foram consumidos, tanto em calorias como também em proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e fibras, juntas ou separadas, dependendo das necessidades de cada pessoa.

Normalmente, os suplementos são indicados somente por nutricionistas e direcionados a atletas de competição que gastam muitas calorias devido ao treino.

De acordo com a nutróloga, Liliane Oppermann, diretora da Associação Médica Brasileira de Ortomolecular, os suplementos só devem ser usados por quem realmente necessita. “Devido ao fácil acesso, muitas pessoas passam adquirir o uso do suplemento sem a orientação de um profissional da nutrição. Algumas pessoas recebem a indicação de amigos e pensam erroneamente que aquele suplemento será o combustível indispensável para seu progresso nos treinamentos”, explica a nutróloga.

Alguns fatores como a perda ou ganho de peso influenciam na hora de escolher uma dieta ou um suplemento. Somente o nutricionista pode recomendar uma dieta saudável e específica para os atletas que praticam atividades esportivas.

“O gasto calórico dos atletas é muito alto, e somente a alimentação não é suficiente para repor a necessidade calórica e nutricional. Porém, é fundamental ter a prescrição de um médico para o uso desse tipo de substância”, alerta a nutróloga.

Diversos tipos de suplementos alimentares podem ser encontrados no mercado, cada um com a sua finalidade e dosagem. Entre os mais procurados pelos atletas estão os repositores de minerais e água, fontes de carboidratos, proteínas, aminoácidos e lipídios, entre outros. O atleta deve tomar alguns cuidados ao ingerir esses suplementos, pois alguns possuem inúmeros compostos que podem alterar o seu metabolismo.

Conheça os suplementos nutricionais ideais para algumas atividades físicas:

Natação

Os carboidratos são a fonte mais eficiente de energia para os músculos, e um nadador precisa de bastante energia porque o desgaste físico do esporte é muito grande. A suplementação com dextrose mais conhecida como glicose é a principal fonte de energia do corpo, sendo um carboidrato simples que é digerido e absorvido rapidamente, dando um aumento de energia imediato.

Corrida e Ciclismo

São exercícios, em geral, de longa duração, o suplemento deve ser à base de carboidrato, para fornecer energia para o músculo trabalhar, adiando a fadiga.

Tênis

Para jogadores com rotina de treinamento intenso, sugere-se um consumo adicional de vitamina C e E para melhorar a resposta imunológica e aprimorar a ação antioxidante. Suplementos e zinco, cálcio, ferro não melhora o desempenho, apenas ajuda a manter a dieta balanceada.  Para o tenista é recomendado o consumo de repositores energéticos de 30 a 60 g para cada hora de exercício é o suficiente para evitar a hipoglice.

Porém, não use esses suplementos sem orientação. “Quem arrisca consumir esses suplementos sem indicação de um profissional da saúde pode ter problemas futuramente no fígado, rins e no coração. O consumo em excesso pode acarretar sérios problemas para a saúde do atleta, por exemplo, a vitamina C pode aumentar o risco de pedras nos rins e no fígado o acúmulo de gordura”, ressalta a nutróloga Liliane Oppermann.

  • 17 de setembro de 2013 at 17:36

    Lia Alves disse:

    Tenho 45 anos, 1,65m e 60 kilos, era uma cedentaria e a um mês estou fazendo hidroginástica, as aulas são bem dinâmica e exige um enorme esforço fisico.O meu horario é apos o trabalho as 19:00 horas e não estou conseguindo fazer pois não tenho forças,fico muito cansada, precisa de energia.Tenho uma dieta saudavel sem frituras, refri, e não gostaria de ganhar peso, precisaria de perder uns 3 kilos pra voltar ao peso anterior.
    O que poderia tonar antes dos exercícios para mais disposição.
    Obrigada
    Lia Alves

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