HOME > Especiais > Paralímpicos > Rio de Janeiro abre o Calendário do Circuito Caixa Loterias 2013
Rio de Janeiro abre o Calendário do Circuito Caixa Loterias 2013

Sede dos Jogos Paralímpicos de 2016, o Rio de Janeiro é o palco para a primeira edição do Circuito Caixa Loterias 2013. A Etapa Regional Rio-Sul acontecerá nos dias 2 e 3 de março e reunirá mais de 400 atletas do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, nas modalidades de atletismo e natação.

O calendário do Circuito Caixa Loterias 2013 conta com sete etapas. Das quais, quatro são regionais. Essas competições marcam o início do caminho para quem sonha em um dia representar o Brasil. Ao alcançar o índice mínimo em cada classe e modalidade, o atleta garante vaga na Etapa Nacional, que, como nos anos anteriores, será realizada em três etapas no segundo semestre.

A participação dos atletas se dá por meio dos clubes, que inscrevem seus representantes no atletismo, halterofilismo e natação. Nas regionais, apenas a Etapa Norte-Nordeste (de 22 a 24 de março, em Manaus) contará com as disputas nas três modalidades.

Em 2012, o Circuito teve a participação de 210 entidades, 1997 competidores e 221 recordes brasileiros batidos. Comparando ao ano anterior, a competição teve uma acréscimo de 10,5% no número de quebra de marcas.

Considerado celeiro do paradesporto nacional, o Circuito é conhecido por revelar talentos. Nele, despontaram atletas como os nadadores Daniel Dias (maior medalhista brasileiro em Paralimpíadas) e Andre Brasil (dono de sete recordes mundiais S10), os velocistas Terezinha Guilhermina (a cega mais rápida do planeta) e Yohansson Nascimento (recordista mundial nos 100m, 200m e 400m T45) e os levantadores de peso Rodrigo Marques e Márcia Menezes, melhores brasileiros nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, ambos com o sexto lugar.

Confira, abaixo, o calendário do Circuito Caixa Loterias 2013:

Calendário Circuito Caixa Loterias Etapas regionais Rio-Sul (Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) Data: 2 e 3 de março Local: Rio de Janeiro (RJ)

Norte-Nordeste (Pará, Amazonas, Maranhão, Roraima, Amapá, Tocantins, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Paraíba, Piauí, Ceará, Alagoas e Sergipe) Data: 22 a 24 de março Local: Manaus (AM)

São Paulo Data: 13 e 14 de abril Local: São Paulo (SP)

Centro-Leste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia, Minas Gerais e Espírito Santo) Data: 18 e 19 de maio Local: Uberlândia (MG)

Etapas nacionais (atletismo, halterofilismo e natação) 7 a 9 de junho – São Paulo (SP) 13 a 15 de agosto – Porto Alegre (RS) 8 a 10 de novembro – Fortaleza (CE)

Fonte: CPB

  • 24 de maio de 2013 at 14:42

    santana disse:

    Quero me manter informado sobre as provas

  • Deixe o seu comentário!

    TagsAtletismo, Circuito Caixa Loterias 2013, Halterofilismo, Jogos Paralímpicos de 2016, Natação,

    Copyright © 2012-2014 NBCom Comunicação. Todos os direitos reservados.

    Realização