HOME > Canoagem > Regras
Regras
  • Slalom

Os canoístas realizam, um a um, o percurso pré-determinado. Normalmente, os competidores têm um tempo determinado para terminar o percurso, que usualmente tem de 20 a 25 portões, que podem ter listras vermelhas ou verdes.
A diferença de cores é importante porque os obstáculos listrados de verde devem ser ultrapassados no sentido da corrente e os de vermelho, no sentido contrário.
Os competidores, que usam capacete e colete, largam com um intervalo de dois minutos e meio entre um e outro.
As punições variam de acordo com a penalidade: esquecer de passar um portão pode custar 50 segundos. No final, são somados os tempos e as penalidades, e vence o de menor pontuação.

  • Velocidade

Na disputa de velocidade, os caiaques e canoas “correm” em uma linha reta, chamada de raia. Os barcos conduzidos por uma, duas ou quatro pessoas são separados por raias e percorrem distâncias de 500m e 1.000m. Quando o número de barcos é grande, são realizadas provas classificatórias antes das finais. As embarcações não podem queimar a largada. Quem o fizer por mais de duas vezes está estará desclassificado. O barco que cruzar em primeiro lugar a linha de chegada é o vencedor. Outra regra diz respeito à manutenção de cinco metros entre um barco e outro. O objetivo é impedir que um barco jogue água ou danifique outro

Copyright © 2012-2015 NBCom Comunicação. Todos os direitos reservados.

Realização