HOME > Canoagem > Curiosidades
Curiosidades

Primeira vez

A canoagem entrou para o programa oficial dos Jogos Olímpicos em Berlim-1936, com as provas de velocidade. Desde então, vem se mantendo no cenário olímpico.

Outra estréia

Apenas nos Jogos de Barcelona, em 1992, a prova de slalom passou a valer medalhas na canoagem.

Malandragem

Novamente na Alemanha, nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, a modalidade slalom fez sua estréia na canoagem, como esporte de exibição. Os alemães-ocidentais tinham investido US$ 4 milhões para construir um rio artificial com corredeiras e obstáculos em Augsburn, só para ganhar as medalhas. No entanto, um ano antes dos Jogos, os alemães do leste visitaram o local, estudaram as instalações e construíram uma réplica do outro lado do Muro de Berlim. E acabaram ganhando a prova.

Na foto

Desde que a canoagem foi incluída nos Jogos Olímpicos, não houve final tão dramática como a de Seul-1988. O australiano Grant Davies foi declarado vencedor da K-1 1.000 m velocidade. Mas, 11 minutos depois, os organizadores anunciaram que ele, na verdade, ficara com a medalha de prata, por cinco milésimos de segundo. O ouro ficou com o norte-americano Greg Barton.

Caiaque pólo

Esta modalidade, ainda pouco conhecida, surgiu há cerca de 30 anos, na Inglaterra, quando praticantes da canoagem de descida de rios e slalom começaram a treinar técnicas de remadas e controles de barco em piscinas. É como o pólo aquático, só que disputado com caiaques. O objetivo do jogo é o mesmo do futebol, ou seja, fazer mais gols que o adversário

No prego

Ouro em Barcelona-1992 e prata em Atlanta-1996, o tcheco Lukas Pollert precisou vender sua medalhas após passar por dificuldades financeiras.

Surfando a onda

Existem outras modalidades praticadas com os mesmos equipamentos da canoagem. A classe caiaque surfe é a tradicional canoagem em onda, onde o atleta surfa dentro de um caiaque especialmente desenvolvido para isso. Já na classe waveski a prancha utilizada é feita sob medida para cada atleta, que fica em cima, e não dentro da embracação.

Sem querer

A canoagem como esporte surgiu sem querer. É que a canoa sempre foi utilizada para suprir as necessidades do homem. A idéia foi tão boa que um canadense levou para a Europa e o esporte logo se tornou conhecido.

Fonte: Uol, globo.com, oradical

Copyright © 2012-2014 NBCom Comunicação. Todos os direitos reservados.

Realização