HOME > Atletismo > Corridas Curtas
Corridas Curtas
  • 100m

A primeira prova a fazer parte das Olimpíadas abriga os atletas de atletismo que possuem maior explosão muscular. Eles tocam apenas os dedos no chão durante a corrida e devem ter um alongamento mínimo de 1h e meia e só podem competir de novo, ou fazer algum tipo de esforço físico após duas horas por ser uma prova que exige muita força física e, portanto leva ao desgaste.

  • 200m

Ocupando uma curva e uma reta da pista de atletismo quem chegar primeiro é o vencedor. Como a largada é na curva os corredores internos correm mais atrás para compensar a diferença de perímetro de suas raias.

  • 400m

Ainda mais desalinhados que nos 200m, a prova ocupa praticamente uma volta completa na pista. O corredor deve dosar a energia e não consegue manter sua velocidade máxima por mais de 7s.

  • Revezamento

Quatro atletas correm 100 ou 400 metros (4×100 e 4×400) passando de um para o outro um bastão de 4cmx30cm. A passagem do bastão é decisiva no cronômetro, não podendo haver nenhum tipo de falha. Qualquer erro nessa passagem pode deixar a equipe muito atrás do adversário.

20m é o espaço da zona de passagem. Neste trecho os competidores devem passar seus bastões para os companheiros. Existem dois tipos de passagem: a americana, utilizada usualmente nos 4×400, passa-se o bastão com a parte interior da mão de quem o carrega virada pra cima; e a francesa, utilizada nos 4×100, passando o bastão com a face interna da mão para baixo.

  • Barreiras

Nesta prova os atletas, sempre ritmadas e olhando pra frente, devem saltar obstáculos que são objetos feitos de madeira e metal. Eles iniciam o salto 2m antes da barreira e caem aproximadamente 1m após. A prova feminina tem 100m e um obstáculo de 0,84m. A masculina, com obstáculo de 1,067m, tem110m de extensão.

Copyright © 2012-2015 NBCom Comunicação. Todos os direitos reservados.

Realização