HOME > Atletismo > Confederação
Confederação

Confederação Brasileira de Atletismo

O Atletismo conta a história esportiva no homem no Planeta. É chamado de esporte-base, porque sua prática corresponde a movimentos naturais do ser humano: correr, saltar, lançar. Não por acaso, a primeira competição esportiva de que se tem notícia foi uma corrida, nos Jogos de 776 A.C., na cidade de Olímpia, na Grécia, que deram origem às Olimpíadas. A prova, chamada pelos gregos de “stadium”, tinha cerca de 200 metros e o vencedor, Coroebus, é considerado o primeiro campeão olímpico da história.

Na definição atual, o Atletismo é um esporte com provas de pista (corridas), de campo (saltos e lançamentos), provas combinadas, como decatlo e heptatlo (que reúnem provas de pista e de campo), o pedestrianismo (corridas de rua, como a maratona), corridas em campo (cross country), corridas em montanha, e marcha atlética.

A CBAt – Confederação Brasileira de Atletismo é responsável pelo esporte no País. No plano mundial, a direção é da IAAF – sigla em sigla em inglês da Associação Internacional das Federações de Atletismo.

Direção no Brasil e no mundo

O Atletismo, em sua formulação atual, é disputado desde o início do Século 19. Na primeira Olimpíada da era Moderna, em 1896, em Atenas, Grécia, suas provas foram as que obtiveram maior audiência.

Esta situação permanece até nossos dias, segundo dados do COI – Comitê Olímpico Internacional. Nas Olimpíadas, as competições atléticas lotam os estádios e são vistas por até 3 bilhões de pessoas em todo o mundo, pela televisão.

A IAAF foi criada em 1912, durante os Jogos Olímpicos de Estocolmo, Suécia. O Brasil está filiado à IAAF desde 1914., primeiro pela antiga CBD – Confederação Brasileira de Desportos, que à época dirigia a quase totalidade das modalidades esportivas nacionais, e desde 1977, pela CBAt.

Formação da CBAt

O Atletismo separou-se da CBD, oficialmente, em 2 de dezembro de 1977, quando foi criada, no Rio de Janeiro, a CBAt. Esta entidade começou a funcionar, efetivamente, a partir de 1º de janeiro de 1979. Em 1994, por decisão da Assembléia Geral, a sede foi transferida para Manaus.

O primeiro Presidente da CBAt foi Hélio Babo (RJ), que ficou no cargo até a eleição de seu sucessor, Evald Gomes da Silva (SP), em 1984. Em janeiro de 1987 houve a eleição do atual Presidente, Roberto Gesta de Melo (AM).

Atualmente, a diretoria é formada pelo presidente, vice-presidente e Conselho Fiscal. A eleição ocorre a cada 4 anos, pela Assembléia Geral. São membros da Assembléia os presidentes ou representantes legais das 27 federações que representam os Estados e o Distrito Federal.

No total, a CBAt representa, além das 27 federações, mais de 500 clubes, 20 mil atletas, 900 árbitros e 700 técnicos federados.

Competições no Brasil

A primeira competição nacional de atletismo no País foi o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, instituído em 1929. A última edição deste campeonato foi disputada em 1985.

O Troféu Brasil de Atletismo, o Campeonato Brasileiro de Clubes, criado em 1945, é a principal competição do calendário da CBAt.

Hoje, a CBAt realiza, de forma direta, pelo menos uma dezena de competições anuais, todas de caráter nacional. Isto, em todas as categorias – adulto, juvenil (até 19 anos) e menor (até 17 anos) – e em todas as modalidades do Atletismo.

Em busca do desenvolvimento homogêneo do Atletismo nas diversas regiões do Brasil, a CBAt também contribui para a realização de várias competições de área, sendo o a mais tradicional delas o Troféu Norte-Nordeste, que em 2001 chegou à 25a edição.

Fonte: www.cbat.org.br

Copyright © 2012-2015 NBCom Comunicação. Todos os direitos reservados.

Realização